6 habilidades que todo empreendedor deve ter

 

Essas habilidades são essenciais para a saúde do empreendimento e para expansão do negócio.
Independentemente do ramo de atuação que seu negócio seja – loja de roupas; um mercado; escritório de advocacia; venda de salgados – não importa. Você vai precisar ter um mínimo de habilidade para fazer as coisas andarem. Confira abaixo 6 habilidades que todos empreendedores devem ter.

 

Habilidades do empreendedor

1 – Organização e controle do tempo:  Saber organizar o tempo é fundamental para a sua produtividade, muitos empreendedores, principalmente os digitais, não sabem organizar o tempo de trabalho. Com a organização do trabalho e atividades é possível alcançar resultados excelente.  Atualmente existem diversas ferramentas que ajudam a gerenciar tempo e tarefas que precisam ser realizadas. Dê uma olhada em 6 ferramentas gratuitas para melhorar seu negócio.

2 – A capacidade de liderar pessoas: Se você quer ver o seu negócio crescer, então é fundamental saber liderar. Uma empresa funciona como um quebra cabeça, que tem suas peças que se encaixam em determinados lugares. Os colaboradores são como peças do quebra cabeça e você tem que saber em qual lugar ela se encaixa.

A primeira coisa que se deve fazer para ser um bom líder é conhecer cada um da equipe e saber quais são as suas habilidades. Fazendo isso você poderá colocar as pessoas nos lugares que elas produzam mais.  Transmitir paixão pelo trabalho e ética faz a moral da empresa subir exponencialmente.

3 – Um desejo constante de evoluir(aprender): O tempo passa e pessoas mudam, trazendo novas tendências e preferências. É essencial para um empreendedor acompanhar o mercado. É essencial para um empreendedor evoluir constantemente, se informar e aprender as coisas novas que sujem no mercado, sempre apresentando um produto ou serviço de competitivo.

4 – Criatividade: No meio de um mercado competitivo o empreendedor deve ter criatividade para inovar e se destacar. Empresários de sucesso tiram uma determinada hora da semana só para relaxar e ter ideias criativas para seu negócio e muitos encontram soluções inovadoras.

5 –  Criar redes: Um empreendedor deve ser capaz de criar relacionamentos com pessoas que possam ser úteis para o seu negócio.  As vezes uma conversa descontraída pode levar a uma grande oportunidade. Saber criar redes e laços com pessoas é fundamental para expansão do negócio. Como proprietário do empreendimento o empreendedor deve saber lidar com fornecedores e clientes montando uma grande teia de relacionamentos.

6 – Combater o medo: É comum ter medo, mas um empreendedor deve ser capaz de reconhecer os seus medos e superá-los, romper as barreias para conseguir resultados. Um medo que não era para ser tão comum mas acontece muito é o medo de vender. Muitas pessoas têm medo ou vergonha de vender e nenhuma empresa sobrevive sem vendas. Nesse caso o empreendedor deve romper o seu medo para alcançar bons resultados ou contratar alguém que supre a sua necessidade.

Existem diversos empreendedores que tiveram sucesso sem mesmo saber questões técnicas do seu ramo de atuação, nesses casos é você pode contratar pessoas que suprem o seu défice. Como o caso do empreendedor Flávio Augusto, que montou um curso de inglês sem saber falar a língua. Você não precisa saber fazer tudo, mas precisa saber contratar quem faça.

Comentários no Facebook